Núcleo de Missão - Center for World Missions

Galeria Unasp

Estrada Municipal Pr. Walter Boger, S/N

Lagoa Bonita - Engenheiro Coelho, SP - Brazil

+55 (19) 3858-9422

nucleodemissao@unasp.edu.br

©2020 by Núcleo de Missão. Proudly created with Wix.com

Escola de Missões Unasp-EC

Propósito

A Escola de Missões do Núcleo de Missão do Unasp-EC tem como objetivo preparar e ambientar os missionários que já iniciaram ou pretendem iniciar a vida missionária intercultural.

Conteúdo dos Cursos

Os cursos são divididos em partes expositivas e interativas. Através de aulas com especialistas em missiologia e de relatos de missionários que já passaram semanas, meses e até anos em países com realidades distintas, os alunos são preparados para o desafio da missão mundial.

O conteúdo começa com um panorama do desafio global, inclui princípios bíblicos para o engajamento na missão de Deus, foca na relação entre o evangelho e a cultura, introduz as religiões mundiais e ensina estratégias missionárias.

O curso inclui interação entre os estudantes e exercícios práticos sobre a missão intercultural.  Os alunos também são encorajados e a imergir no mundo da missão através da observação e interação.

A leitura do livro-texto Passaporte para a Missão é obrigatória para os participantes. Atividades do livro são realizadas em conexão com os módulos.

Módulos de Aprendizado

1.O Desafio da Missão

É apresentado o panorama da tarefa missionária ao redor do mundo. Outras realidades são confrontadas com a nossa e o missionário é introduzido a um cenário global da missão.

2.Teologia da Missão

Princípios e lições bíblicas sobre a missão de Deus são apresentados pelos palestrantes e discutidos entre os missionários.

3.O Evangelho e a Cultura

São expostos princípios de contextualizações e comunicação intercultural. Alunos internacionais do Unasp-EC vindos de países de vários continentes contam suas experiências e dão uma visão geral acerca de sua cultura e os desafios e métodos de evangelização de sua sociedade.

4.Imersão Cultural e Religiosa

Ao fim de cada Escola de Missões os participantes são levados a conhecer culturas e religiões mundiais. Por vezes os grupos visitam templos e mesquitas de religiões como budismo, islamismo, hinduísmo e outras religiões não predominantes no nosso país. Através dessa experiência pessoal, os missionários obtêm maior conhecimento de outras realidades que podem encontrar no campo de atuação.

5.Estratégias Missionárias

Os alunos são desafiados a pensar em métodos e estratégias de alcance intercultural baseados nas experiências de missionários e através de ferramentas conhecidas, como a Escola Cristã de Férias para crianças e seu impacto nas futuras gerações da igreja e na comunidade, bem como as feiras de saúde e seu poder de alcance em sociedades secularizadas e preocupadas com a saúde e bem-estar físico e emocional. As estratégias são conectadas com o método de Cristo e os alunos absorvem uma concepção concreta de teoria e prática da missão.

Convidados Recentes

PR. MARCELO DIAS: PhD em missiologia, professor da Faculdade de Teologia

PR. ELBERT KUHN: Coordenador do SVA, Associação Geral

PR. SILVANO BARBOSA: PhD em missiologia, professor da Faculdade de Teologia

PROFA. BETÂNIA LOPES: Doutora em pedagogia, experiência intercultural

PR. GIOVAN MONTEIRO: Missionário de longa-duração no Oriente Médio

RÉGINES ARAÚJO: Dentista, missionário de longa-duração na África e Europa

PR. DIOGO SANTOS: Missionário de longa-duração na Mongólia

PR. CLÁUDIO ADÃO: Presidente da Missão Nordeste de Moçambique

DR. JOHN MATTHEWS: PhD em pedagogia, missionário de longa-duração na Ásia

DANIEL GASPAR: Coordenador de feiras de saúde.

Requisitos de Conclusão

Para conclusão da Escola de Missões é necessário ter presença de pelo menos 75% das aulas ministradas.

Certificação

Curso de extensão certificado pelo departamento de Extensão Universitária pelo Unasp-EC

Equipe de Coordenação

Equipe do Núcleo de Missão do Unasp-EC