Núcleo de Missão - Center for World Missions

Galeria Unasp

Estrada Municipal Pr. Walter Boger, S/N

Lagoa Bonita - Engenheiro Coelho, SP - Brazil

+55 (19) 3858-9422

nucleodemissao@unasp.edu.br

©2020 by Núcleo de Missão. Proudly created with Wix.com

Relatórios das Missões

Missão Guiné Bissau

A missão de Guiné Bissau começou a ser executada em janeiro de 2011 e desde então todas as férias o NUMCI reúne equipes de jovens missionários e voluntários que compõe as equipes para realizar os projetos necessários nas áreas que o NUMCI opera, estas são:

  • Saúde – uma equipe de médicos e enfermeiros é convidada a participar do projeto cada 6 meses, tendo como resultado a distribuição de mais de 1 tonelada de medicamentos e o atendimento de mais de 10 mil pessoas nos últimos 2 anos.

  • Construção – visando o crescimento da igreja local elaborou-se o projeto de construção, inicialmente de igrejas que posteriormente foi ampliado. Com apoio de membros de várias igrejas que foram convidados a estar em Bissau conosco compramos os terrenos necessários em janeiro de 2011 e hoje, com apoio de muitos voluntários e igrejas que nos apoiaram financeiramente alcançamos a marca de 3 igrejas construídas, 2 escolas ampliadas e 3 escolas equipadas.

  • Projetos infantis – foi realizada a primeira semana de oração da Escola Adventista Betel em Bissau, ciclo de palestras de Viver Saudável nos pontos de evangelismo, Dia da Alegria realizado nas escolas da rede adventista.

  • Evangelismo – o projeto de Colheita realizado cada 6 meses tem transformado a realidade da igreja local, associado a este projeto

 

  •  NUMCI mantém, com apoio da ACP, uma família de  missionários em tempo integral, isto nos facultou alcançar o batismo de mais de 300 pessoas e a abertura de 1 nova igreja, bem como a fundação e expansão do clube de Desbravadores de Guiné-Bissau.

 

  • Parcerias – com o objetivo de possibilitar uma educação de nível superior aos jovens da igreja, celebramos uma parceria com a EITA (Escola Internacional de Tecnologia Apropriada) onde professores voluntários brasileiros através da internet ministram aulas em Bissau, em contra partida a EITA cedeu 15% das vagas com bolsa de 100% para alunos indicados pelo NUMCI. A ONG portuguesa Viver Sem Fronteiras nos facilita o intercâmbio de informações, doação de medicamentos e materiais médicos hospitalares e estreitamento das relações junto ao ministério da saúde e o escritório integrado da ONU para a consolidação da paz em Guiné-Bissau. A escola Boa Sorte é uma parceira que está sendo ajudada na estruturação e ampliação do prédio escolar e também na adoção de alunos para possibilitar que mais de 400 crianças tenham uma educação adventista numa escola fora de nossa rede.

 

  • Projetos – temos atualmente em andamento alguns projetos para executar ou em execução, segue listagem:

§  Construção da Escola Adventista Betel - Bissau que está em fase final de construção

§  Construção da igreja do bairro Militar - Bissau na fase de captação de recurso.

§  Construção de uma clínica médica em Bissau, em fase de projeto.

§  Construção do primeiro internato Adventista do oeste africano na cidade de Canchungo, em fase de medições topográficas, projeto e captação de recurso.

§  Projeto de envio de missionários para período de férias para diversos países da África, Ásia e Europa.

 

  • Captação de recursos – através do projeto Doe Escola mantemos crianças em escolas adventistas viabilizamos os estudos delas anualmente. A campanha Doe Igreja tem levantado muitos parceiros nas igrejas onde temos trabalhado, ocasionando o envolvimento das pessoas no campo missionário de uma forma efetiva e importante para o reavivamento da igreja local.

Projetos 2010

Apinajés: Trabalho com os nativos em forma de diálogo religioso, atendimento médico, interação esportiva. Parceria NUMCI/UCOB/MTo.

Grupo de 25 alunos dos 3 campi do UNASP.

Resultados viriam em 2012.

 

Parecis: Trabalho com os nativos em forma de diálogo religioso, atendimento médico, interação esportiva. Parceria NUMCI/UCOB/AMT.

Grupo de 15 alunos dos 3 campi do UNASP e dois professores.

Resultados: A condução do projeto passada para a igreja local de Tangará da Serra, depois de treinamento adequado.

 

Malásia: Pregação pública nas igrejas com tradução simultânea do inglês para diversos dialetos Malaios na cidade de Kota Kinabalu. Visitação, palestras de saúde e trabalho com crianças. Parceria NUMCI/ShareHim/QuietHour.

Grupo de 7 teologandos e um professor.

Resultados: 327 pessoas foram batizadas como resultado dessa campanha evangelística.

 

Guiné Bissau: Pregação pública nas igrejas e acomodações improvisadas na cidade de Bissau. Visitação, palestras de saúde e trabalho com crianças. Parceria NUMCI/ShareHim/QuietHour.

Grupo de 7 teologandos e um professor.

Resultados: 288 pessoas foram batizadas como resultado dessa campanha evangelística.

 

Alemanha: Envio de um teologando casado com o curso concluído. Foco no trabalho pastoral e evangelístico na igreja de fala portuguesa de Berlim. Parceria NUMCI/CELP.

 

Líbano: Envio de um Missionário para a Universidade do Oriente Médio em Beirute. Foco no trabalho pastoral e evangelístico na Universidade e ensino religioso. Projeto de 3 anos em parceria NUMCI/MEU/MENAU.

Resultado: o primeiro ano foi de semeadura.

 

Projetos 2011

Apinajés: Trabalho com os nativos em forma de diálogo religioso, atendimento médico, interação esportiva. Parceria NUMCI/UCOB/MTo.

Grupo de 27 alunos dos 3 campi do UNASP e 2 profissionais da área da saúde.

 

Guiné Bissau: Pregação pública nas igrejas e acomodações improvisadas na cidade de Bissau. Visitação, palestras de saúde e trabalho com crianças. Parceria NUMCI/ShareHim/QuietHour.

Grupo de 8 teologandos e um professor.

Resultados: 355 pessoas foram batizadas como resultado dessa campanha evangelística.

 

Guiné Bissau: Envio de dois casais pastorais patrocinados por associações do Brasil. Trabalho evangelístico e pastoral por parte dos pastores e um forte impulso na educação adventista pelo trabalho das esposas. Parceria NUMCI/União Zahel/Missão Guineense/ACP e APL.

Resultados: 2 escolas reformadas, dezenas de professores treinados, igrejas capacitadas para a missão integral, 122 pessoas batizadas, clube de desbravadores organizado e equipado, liderança das igrejas locais desenvolvidas.

 

Canadá: Inicialmente 7 teologandos deveriam participar de um projeto de evangelização de cidadãos de fala portuguesa em Toronto. Dada a negação do visto para 6 deles, apenas 1 foi. Parceria NUMCI/Igreja local Lusofônica/Está Escrito Canadá.

Resultados: 12 pessoas batizadas.

 

Uruguai: Parceria estabelecida no início do ano com 3 teologandos que acompanharam a viagem inaugural. Na Semana Santa envio de 8 teologandos para Montevideo, para pregar em igrejas, visitar e levantar interessados. Em Julho 22 jovens foram reformar uma igreja em Paso de los Toros e fazer trabalho evangelístico em forma de CALEBE. No segundo semestre 4 teologandos foram enviados para o estágio de evangelismo público para a cidade de Rio Branco. Parceria NUMCI/Missão Global DSA/UU.

Resultados: 1 igreja reformada e 26 pessoas batizadas.

 

Egito: Início do projeto de consultoria pedagógico-administrativa na escola Zeitoun em Cairo. Recuperação da escola Adventista para os moldes da educação adventista. Parceria NUMCI/Faculdade de Educação UNASP-EC/Campo do Egito.

Resultados: Retomada de princípios adventistas de educação nas turmas de 1aa 4a série. 78 professores, dos quais 70 não são adventistas (e desses 53 são muçulmanos), treinados e entusiasmados com os princípios da educação adventistas.

Japão: Um casal missionário enviado para trabalho pastoral e evangelístico. Parceria NUMCI/União Japonesa.

Irlanda: Voluntário enviado para trabalho pastoral e evangelístico. Parceria NUMCI/CELP.

Líbano: Continuação do trabalho do missionário e evangelista enviado para uma série de evangelismo e semana de oração na MEU (universidade do Oriente Médio). Parceria NUMCI/MEU.

Resultado: 56 estudando a Bíblia, a maioria deles muçulmanos. Processo de discipulado multiplicador iniciado com 14 jovens adventistas com continuidade pelo missionário.

 

Projetos 2012

Apinajés: Trabalho com os nativos em forma de diálogo religioso, atendimento médico, interação esportiva. Parceria NUMCI/UCOB/MTo.

Grupo de 24 alunos dos 3 campi do UNASP e 3 profissionais da área da saúde.

Resultados: 1 igreja plantada e 38 batismos.

 

Japão: Evangelismo orgânico nas igrejas de fala portuguesa da região de Nagoya (Karyia, Toyota, Hamamatsu, Toyohashi). Estruturação das igrejas para um foco missional mais vigoroso, treinamento de irmãos para o evangelismo orgânico em PGs, levantamento de interessados por meio da amizade, pregação e treinamento das igrejas para a continuação do projeto depois de nossa partida. Parceria NUMCI/União Japão.

Grupo de 7 teologandos e um professor.

Resultados: formação e acompanhamento de 22 PGs com evangelismo orgânico/amizade.

 

Uruguai: Em Julho 28 jovens foram para Montevideo sob a direção do departamento jovem da união fazer trabalho evangelístico em forma de CALEBE. No segundo semestre 2 teologandos e 4 estudantes de outros cursos do UNASP tricampi, foram enviados para o estágio de evangelismo público para a cidade de Rivera. Parceria NUMCI/Missão Global DSA/UU.

Resultados: 1 igreja nova plantada, 46 pessoas batizadas, 55 ex-adventistas retornando para a igreja (49 deles jovens).

 

Guiné Bissau: Pregação pública nas igrejas e acomodações improvisadas existentes na cidade de Bissau. Visitação, palestras e atendimentos de saúde e trabalho com crianças. Organização das igrejas para construção de igrejas de 10 igrejas. Iniciativa NUMCI.

 

Grupo de 27 pessoas: alunos do UNASP tricampi (12), profissionais leigos e um professor.

Resultados: O foco em missão integral aparentemente diminuiu os resultados, mas eles estão mais duradouros a partir desse ano. 126 pessoas foram batizadas como resultado do trabalho em missão integral (pregar, visitar, curar, educar, auxiliar a encontrar trabalho, cursos de empreendedorismo, cursos de família e saúde com acompanhamento personalizado, etc).

Compra de 3 máquinas de fabricação de tijolos ecológicos.

 

Guiné Bissau: Os dois casais pastorais patrocinados por associações do Brasil continuam o trabalho por mais um ano. Trabalho evangelístico e pastoral por parte dos pastores e um forte impulso na educação adventista pelo trabalho das esposas. Parceria NUMCI/União Sahel/Missão Guineense/ACP e APL.

Resultados: Dezenas de professores treinados, igrejas capacitadas para a missão integral, 122 pessoas batizadas, clube de desbravadores fortalecido e liderança do clube estabelecida, liderança das igrejas locais desenvolvidas. Novas áreas alcançadas com a pregação.

 

Egito: Continuação do projeto de consultoria pedagógico-administrativa na escola Zeitoun em Cairo. Recuperação da escola Adventista para os moldes da educação adventista. Parceria NUMCI/Faculdade de Educação UNASP-EC/Campo do Egito.

Resultados: Continuação da apresentação dos princípios adventistas de educação nas turmas de 1a a 4a série. 78 professores, dos quais 70 não são adventistas (e desses 53 são muçulmanos), treinados e entusiasmados com os princípios da educação adventistas.

 

Moçambique: Pregação pública nas igrejas da cidade de Maputo. Visitação, palestras de saúde e trabalho com crianças. Parceria NUMCI/ShareHim/QuietHour.

Grupo de 8 teologandos e um professor.

Resultados: 422 pessoas foram batizadas como resultado dessa campanha evangelística.

 

Bélgica: Um teologando foi enviado para plantar uma nova igreja de fala portuguesa em Bruxelas e realizar trabalho pastoral e evangelístico. Parceria NUMCI/CELP.

Resultado: 6 pessoas batizadas e 1 igreja plantada.

 

Holanda: Missionária enviada para trabalho pastoral e evangelístico na cidade de Amsterdam e arredores. Parceria NUMCI/CELP.

 

Líbano: Continuação do trabalho do missionário que assume a igreja da universidade. Parceria NUMCI/MEU/MENAU.

Resultado: 71 pessoas estudando a Bíblia, a maioria deles muçulmanos. Batismo de 17 pessoas (maioria muçulmana). Processo de discipulado multiplicador continuando com 21 jovens adventistas.

 

Projetos 2013

Japão: Continuação do evangelismo orgânico nas igrejas de fala portuguesa da região de Nagoya (Karyia, Toyota, Hamamatsu, Toyohashi). Estruturação das igrejas para um foco missional mais vigoroso, treinamento de irmãos para o evangelismo orgânico em PGs, levantamento de interessados por meio da amizade, pregação e treinamento das igrejas para a continuação do projeto depois de nossa partida. Retomada de alguns PGs que falharam e motivação de líderes que desanimaram durante o processo. Parceria NUMCI/União Japão.

Grupo de 5 teologandos e um professor.

Resultados: Maior batismo de todas as épocas no Japão: 16 pessoas. Formação e acompanhamento de 31 PGs com evangelismo orgânico/amizade.

 

Guiné Bissau: Janeiro e Julho: Pregação pública nas igrejas e acomodações improvisadas existentes na cidade de Bissau. Visitação, palestras e atendimentos de saúde e trabalho com crianças. Janeiro construção de 1 igreja, julho construção de outra. Parceria NUMCI/União Sahel/Missão Guineense.

Grupo de 23 pessoas entre alunos do UNASP tricampi (13), profissionais leigos e um professor em Janeiro e 17 pessoas entre alunos do UNASP tricampi (6), profissionais leigos e um professor em Julho.

Resultados: O foco em missão integral aparentemente diminuiu os resultados, mas eles estão mais duradouros a partir desse ano. 238 pessoas foram batizadas como resultado do trabalho em missão integral (pregar, visitar, curar, educar, auxiliar a encontrar trabalho, cursos de empreendedorismo, cursos de família e saúde com acompanhamento personalizado, etc).

 

Guiné Bissau: Um novo casal pastoral patrocinado por uma associação do Brasil iniciou o trabalho em Bissau. Previsão de trabalho: um ano. Trabalho evangelístico e pastoral por parte da família pastoral. Parceria NUMCI/União Sahel/Missão Guineense/ACP.

Resultados: Igrejas capacitadas para a missão integral, 76 pessoas batizadas, clube e liderança de desbravadores fortalecida, processo discipulado de multiplicador estabelecido nas igrejas. Novas áreas alcançadas com a pregação.

 

Uruguai: Os projetos feitos pelo NUMCI no Uruguai chamaram a atenção do Departamento de Missão Global da DSA (apoiador e patrocinador desde o início) que muitas uniões e colégios do Brasil estão enviando missionários. Mesmo assim foi um grupo do UNASP, mas não foi coordenado pelo NUMCI.

 

Nova Iorque: Evangelismo urbano da população de fala castelhana, portuguesa e inglesa da cidade. 7 pessoas foram enviadas entre teologandos e recém-formados que ficaram distribuídos: 2 com evangelismo de fala inglesa, 1 com evangelismo de fala castelhana e 4 com evangelismo de fala portuguesa. O trabalho é evangelismo orgânico/amizade e deixar irmãos da igreja treinados nessa arte para dar continuidade aos PGs estabelecidos.

Resultado: até aqui 67 pessoas já foram batizadas, 2 igrejas foram reestruturadas para o foco missional e 1 igreja plantada.

Holanda: Em apoio e parceria com a missionária enviada foram enviados 2 teologandos para apoio ao trabalho evangelístico da igreja de fala portuguesa de Amsterdam. Foi estabelecido o trabalho de evangelismo orgânico/amizade em PGs para continuidade posterior pelos irmãos.

Resultado: 18 batismo e um trabalho estruturado para maiores resultados no ano de 2014.

 

Senegal: Trabalho iniciado em evangelismo orgânico/amizade por meio de PGs na cidade de Dakar entre a população de fala portuguesa (Guineenses e Cabo-verdianos) que vivem ali. Trabalho e parceria iniciada para a construção de um centro de influência em 2015.

Grupo: 3 teologandos e 1 professor.

Resultados: 1 batismo e 3 PGs estabelecidos para colheita em 2014.

 

Angola: Pregação pública nas igrejas de várias cidades ao redor de Luanda. Visitação, palestras de saúde e trabalho com crianças.

Grupo de 8 teologandos e um professor.

Resultados: 871 pessoas foram batizadas como resultado dessa campanha evangelística.

 

Bélgica: Envio de um novo casal de missionários por período de 2 anos para dar continuidade ao estabelecimento da igreja em Bruxelas, bem como trabalho pastoral e evangelístico naquela cidade. Parceria NUMCI/CELP.

 

Alemanha: Casal missionário enviado para Berlim para trabalho evangelístico entre a população de fala portuguesa, de fala castelhana e fala inglesa e apoio ao trabalho pastoral da igreja de fala portuguesa.

Resultado: Processo de Evangelismo orgânico/amizade estabelecido nas igrejas com 65 interessados estudando a Bíblia. A igreja vai continuar o trabalho depois que eles forem embora. Parceria NUMCI/CELP/União Norte Alemã

 

Itália: Casal missionário enviado para Milão para trabalho evangelístico entre a população de fala portuguesa e apoio ao trabalho pastoral da igreja de fala portuguesa.

Iraque: Missionário que estava na MEU aceita trabalho no Curdistão (norte do Iraque) e torna-se um missionário de sustento próprio (fazedor de tendas). Trabalho exclusivamente evangelístico e de estruturação da igreja adventista, pois não há nenhum membro ali a não ser o missionário NUMCI.